Territórios em Rede: Povos Tradicionais, Culturas Populares, Ancestrais e Urbanas

  • Tipo da Atividade: Formação
  • Data: 26/10/2024
  • Participantes: 50
  • Parceiros: Instituto Territórios Diversos
  • Local: Instituto Territórios Diversos

No dia 26/10/24 o comitê de cultura RJ esteve presente no Instituto Territórios Diversos (ITD), em Sepetiba, para a realização do evento “Territórios em Rede: Povos Tradicionais, Culturas Populares, Ancestrais e Urbanas”. Evento contou com ações formativas e culturais com bate papo sobre políticas de cultura com representantes do poder público, oficinas de saberes e culturais populares e ancestrais, apresentações artísticas e lançamento de livros. Teve a seguinte programação: Políticas Públicas de Cultura no Rio de Janeiro, com Edu Nascimento – Representante do Escritório do MINC/RJ; Cíntia Monsores – Representante da SMC/RJ
Oficina 1: Mulheres de Axé – A luta e Resistência de Sacerdotisas no Rio de Janeiro
Entender a luta da mulher preta é valorizar o legado ancestral, reconhecer a luta e a resistência da mulher de axé é sobretudo reconhecer a forte contribuição para a cultura carioca e o importante trabalho de manutenção e preservação da herança africana. Promover esse diálogo traz não somente o reconhecimento dessa construção mas entrega o protagonismo a essas mulheres a quem devemos a base religiosa e filosófica que se inicia na Pequena África e se estende por todo Rio de Janeiro .

Oficina 2: O Coco das Araúnas

“Araúna” é uma oficina ministrada pelas mulheres do grupo de samba de coco ” Arreia Coco” da Zona Oeste do Rio. Na oficina são destacadas: a história do samba de coco oriunda dos quilombos, terreiros e do nordeste brasileiro, como essas manifestações são ressignificadas nas influências nordestinas e negras das periferias cariocas, a exaltação de mestras e mestres dessa tradição popular e, ainda, as integrantes do grupo compartilham como a cultura ancestral transformou suas vidas.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Pode apostar, a gente ainda vai fazer grandes coisas juntos.

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.